Relações de Gênero - dica de leitura

Baseado na Web-aula2 de Seminários temáticos I, que aborda o tema relações de gênero, sugiro a leitura a leitura do artigo "O conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais" de Cássia Maria Carloto.

Resumo do artigo:

O presente artigo aborda a emergência e importância do conceito de gênero, enquanto instrumento teórico que permite uma abordagem empírica e analítica das relações sociais. Priorizamos desenvolver, de forma breve, a constituição das relações de gênero, a divisão sexual do trabalho como uma noção que nos permite discutir as bases materiais desta constituição e a relação gênero-classe e raça.

Um texto sucinto e que elucida o tema de forma clara e objetiva. Discute  questões como a formação da identidade baseada no gênero, divisão sexual do trabalho e outros.

"As relações de gênero se estabelecem dentro de um sistema hierárquico que dá lugar a relações de poder, nas quais o masculino não é unicamente diferente do feminino. Esta diferença de poder torna possível a ordenação da existência em função do masculino, em que a hegemonia se traduz em um consenso generalizado a respeito da importância e supremacia da esfera masculina (Carloto)". 

Para finalizar, deixo um vídeo para a reflexão sobre a violência contra a mulher.  


"A violência masculina contra mulheres ilustra uma das legitimações sociais da força da dominação dos homens em sociedades sob relações desiguais de gênero (Web-aula 2. Serviço Social 2º semestre, UNOPAR)".

 Caso deseje pesquisar mais sobre o assunto, uma dica: Serviço Social em Revista

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5 Dicas para superar dificuldades nas produções textuais dos portfólios

Por que temos tanta dificuldade nas produções textuais dos portfólios? A resposta a este questionamento é pragmática: Por causa da falta de contato com gênero no período escolar. Isso porque entramos e saímos do ensino fundamental e médio (escola pública, realidade que conheço bem) e quase nunca foi nos proposto a argumentar, a assumir um ponto de vista (agradecemos isso a nossa educação bancária, como afirma Paulo Freire). Afinal o que podemos afirmar se não sabemos de nada? Se somos meros depósitos de conhecimento?
Porém este fenômeno (se é que podemos chamá-lo assim) só aparece como um problema quando ingressamos na faculdade, onde é requerido do aluno este saber que deveríamos saber.
Se você está nesta situação, acalme-se! Ela pode ser superada. Quer tentar? Então aproveite as 5 dicas a seguir, e depois veja os resultados!

1º Dica: Comece a escrever já!

Muitas pessoas tem muita facilidade na oralidade, mas não consegue colocar no papel aquilo que pensa. Na verdade, só se aprende a escrever pondo em prática a escrita, escrevendo em todas as situações possíveis.
Segundo Joaquim Dolz "Do ponto de vista social, a escrita permite acesso às formas de socialização mais complexas da vida cidadã. [...] O indivíduo que não sabe escrever será um cidadão que vai sempre depender dos outros e terá muitas limitações em sua vida profissional."

Portanto meu (a) caro (a) colega: não perca mais tempo:  adquira um caderno para uso exclusivo de suas produções textuais. Escreva sobre reportagens do jornal, sobre uma cena da novela ou fatos de sua comunidade. Assuntos polêmicos não faltarão!

2ª Dica: Aprenda a rascunhar!

Aprender a rascunhar não é somente escrever algo e depois passar a limpo por causa dos erros no português. Na verdade, quando rascunhamos um determinado texto, sempre encontramos algo a ser melhorado (As vezes acrescentando uma ideia que faltou ou não ficou clara, ou enxugando o texto para não se tornar repetitivo e maçante). para isso, Leia várias vezes. (quantas forem necessárias) e faça as devidas correções e reformulações.

3ª Dica: Conheça sobre o que se escreve

Não dá para sair afirmando sobre o que não se tem a menor ideia. Se você fizer isso, com certeza falará um tanto de "abobrinhas" ou simplesmente "encherá linguiça". Quando podemos escolher sobre o que escrever é fácil, mas geralmente, recebemos um determinado tema e precisamos ser coerente a ele. Para isso, precisamos ler. Ler muito de forma a apropriar-se do que vai argumentar. Só assim você terá condições para escrever como firmeza no que diz.

4ª Dica: Fundamente seu texto!

Essa é uma etapa importante para uma boa elaboração de textos. Isso porque a fundamentação é como o alicerce da casa. Ela lhe dará sustentação e credibilidade às suas ideias. Usamos as citações para fundamentar os textos argumentativos (falarei sobre citações e referências na parte 2 deste post). Uma forma bastante prática de se fazer isso, é no momento da leitura dos textos que utilizará (artigos em revistas, internet, ou livros, etc.) grifar trechos daquele autor que pode ratificar o que disse. No passo seguinte, é só ir escrevendo o texto e introduzindo as citações nos locais adequados de forma contextualizada ao que está sendo dito como um todo.

5ª Dica: Peça Ajuda! 

Pedir a opinião de outras pessoas é bastante proveitoso visto que muitas vezes escapa-nos algo que o outro, com um olhar diferente pode perceber. Se possível, peça para que alguém leia em voz alta (você pode combinar de trocar os textos com um colega da turma. Um lê o do outro). Assim, você poderá fazer as adaptações necessárias, pois nessa etapa você poderá identificar frases soltas, palavras repetidas, etc. 

Do mais, boa sorte e mão à obra!
Qualquer dúvida, sugestão, basta comentar!
Seu comentário é muito importante! Além de ser uma chance de por em prática a sua escrita, não é mesmo?

Referências: 

VÁRIOS COLABORADORES. Pontos de vista: caderno do professor: orientação para a produção de textos. São Paulo: Cenpec, 2010. - (Coleção da Olimpíada)

Assistente social e empreendedorismo social

Na web-aula 1, o Professor Sérgio Goés, sugere uma reflexão quanto a questão: Um assistente social deve ser um empreendedor social e buscar uma sociedade sustentável?

Acredito ser essencial que um assistente social seja também um empreendedor social. Isso porque "O empreendedorismo social, também pode ser considerado um novo paradigma na intervenção social, pois mostra um novo olhar e leitura da relação e integração entre os vários atores e segmentos da sociedade"*. 

AshokaAssim, podemos perceber a dimensão do empreendedorismo social, este que ao contrário do tradicional assistencialismo, promove a libertação de seus envolvidos das correntes da dependência.
Um outro fator importante é que o mesmo é realista, estabelecendo metas e objetivos realizáveis evitando as soluções utópicas ou paliativas.

Mas para sermos empreendedores sociais não basta-nos apenas ser assistentes sociais. É preciso mais. E o primeiro passo, segundo o nosso professor Sérgio Góes é tornarmos empreendedores de nossa própria vida. É ter uma visão coletiva, focada no benefício da comunidade e não o individual. Só assim, poderemos nos empenhar em fazer a diferença, seja ela em nossa rua, nosso bairro, cidade ou país. Vai depender do tamanho dos nossos objetivos!

Fontes: Aula de Seminário Temáticos I, Serviço Social II semestre. UNOPAR

Apresentando o nosso blog

O principal objetivo deste blog é sem dúvida compartilhar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Serviço Social, além de tirar dúvidas, disponibilizar links importantes. Dessa forma será possível uma maior interação e contato entre os estudantes de serviço social criando assim uma rede onde é possível o intercâmbio de saberes e vivências.

Neste blog iremos discutir temas abordados nas aulas, temas pertinentes dos módulos bem como estar buscando mais e mais conteúdos de qualidade disponível na Internet de forma a enriquecer o nosso aprendizado.

Aproveite para opinar, para expressar suas experiências, afinal nesta área que desejamos desbravar, é essencial o uso adequado da língua!

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